sábado, 21 de novembro de 2009

Melodia do Adeus


A Melodia do Adeus é mais um romance típico de Nicholas Sparks. Dá para rir, chorar, suspirar e (para os mais românticos e crentes) sonhar. Não é uma obra-prima, nem mesmo nenhum livro absolutamente extraordinário, mas fala sobre a esperança, sobre as segundas oportunidades e, acima de tudo – e, no fundo, aquilo que mais nos falta a todos nós –, escreve sobre a (in)capacidade de perdoar. Não só aos outros como também - e mais importante até - a nós próprios. 

“Quando lhe perguntara por que é que nunca assentava, a resposta da irmã não deixara lugar para dúvidas: «Há rapazes que crescem a pensar que hão-de assentar num futuro distante, e há outros que se sentem prontos para o casamento logo que conhecem a pessoa certa. Os primeiros aborrecem-me, sobretudo porque os acho ridículos; e os últimos, para ser franca, são muito difíceis de encontrar. Mas eu estou interessada é nos sérios, e leva tempo a encontrar um rapaz assim que me agrade. Quero dizer, se a relação não for capaz de sobreviver a longo prazo, porque diabo valeria a pena eu investir o meu tempo e energia nela a curto prazo?»
in Melodia do Adeus, Nicholas Sparks